ACTIVIDADES

 

Actividades de expressão corporal ( aulas de ballet, dança criativa, educação física e psicomotora, dramatização e teatro)

ballet2

A Educação motora consciente e global é uma acção pedagógica e psicológica com o objectivo de melhorar o comportamento da criança, proporcionar valores culturais, valorizar o sentido estético, criar prazer e alegria, proporcionando um desenvolvimento físico, emocional e intelectual. 

As actividades de expressão corporal, desenvolvem capacidades essenciais como a coordenação, postura, flexibilidade, força, energia, disciplina, memória e concentração.

As aulas de dança associadas à música, dão um sentido de ritmo e leveza, contribuindo para o desenvolvimento harmonioso do corpo. Nas aulas de dança criativa as crianças aprendem pelas experiências do próprio corpo, desenvolvem a expressão criativa e em consequência o seu pensamento. Também a dramatização permite a expressão de emoções, afectos, sentimentos, pensamentos, sendo o reflexo da personalidade de cada criança. Ao conectar-se consigo própria a criança exprimi-se, comunica com os outros. Ao manifestar-se corporalmente ela expressa vivências reais ou situações imaginadas, ela descodifica o mundo à sua volta.

Com o desenvolvimento da psicomotricidade e da livre expressão no contexto educacional, a criança expande os seus conhecimentos. Estas actividades de expressão corporal, trazem grandes contribuições para o desenvolvimento infantil, principalmente na fase pré-escolar em que as suas habilidades, competências e personalidades se estão a definir e a formar.

“Pintar, dançar, dramatizar, está na origem de tudo o que é pensar.”
Professor João dos Santos

 

Actividades de expressão e iniciação musical (aulas de música)

Musica_Paulo2

Nas aulas de música, escutamos música, reconhecemos música, reproduzimos música e desfrutamos com a música! A aprendizagem é feita através de jogos didácticos com exercícios auditivos e esquemas rítmicos, canções tradicionais e contemporâneas, estudo e manuseamento orientado dos instrumentos musicais.

A Educação musical contribui para o desenvolvimento da linguagem, da comunicação, permite a expressão de sentimentos e incentiva a auto-expressão, proporciona um bem-estar emocional, estimula a criatividade e a imaginação. Tem benefícios sensoriais, sociais e até motores, sobretudo quando a música é associada a outras áreas de educação complementares.

A  Música e canto são uma forma divertida e eficaz de ajudar as crianças na sua aprendizagem e socialização. Crianças envolvidas com a música convivem melhor com os seus colegas, têm maior auto-estima, boa capacidade de memória, são mais tolerantes, alegres, positivas e felizes!

 

Actividades de expressão plástica (desenho, pintura, modelagem, colagem,  estampagem, construções…)

pintura_pes2

Ser criança é ser criativo e deve-lhe ser proporcionada a alegria de criar. No O NOSSO COLÉGIO, as crianças têm material à disposição para dar largas à imaginação artística.

Faz parte do desenvolvimento global da criança a livre expressão plástica. Quando a criança desenha, pinta e constrói desenvolve o seu pensamento cognitivo, quando ela cria dá significado às coisas que a rodeiam, estabelece comunicação com o mundo e com os outros.

O domínio da destreza manual, o “eu faço”;  sentido crítico “o está bonito”, contribuem para o desenvolvimento da auto-estima da criança, uma vez que geram sentimentos e emoções positivas. Assim, a expressão plástica é um dos modos mais característicos que a criança tem, não só de observar e manipular a matéria de forma criativa, como também de comunicar ao exterior a sua particular visão do mundo, partilhando com os outros o seu estado emocional.

Do desenho das coisas a criança passará ao desenho das palavras e depois à escrita. Tal como no desenho, o desenhar das palavras será tanto mais vivo e entendido como linguagem, quanto mais nela se sentir emoções das histórias que souber inventar, da mensagem que quer deixar no papel. Os desenhos podem ser um meio de comunicação entre a criança e o adulto. Deste modo, estimulamos o gosto pela Arte.

 

Actividades lúdicas (jogos didácticos, visitas de estudo, brincadeira livre e orientada)

actividadesludicas

A brincadeira é um terreno fértil para a estimulação do desenvolvimento da criança. A criança que brinca, investiga e aprende. Ao brincar a criança está a procurar entender o mundo e a fazer parte dele, criando a sua própria identidade e singularidade. Assim  procuramos incentivar a brincadeira livre em locais seguros. As crianças que brincam ao faz-de-conta (capacidade de representação) estão a tornar presente experiências anteriores, estão a fazer descoberta de si mesmas e para além de si.

É também essencial que as crianças frequentem espaços de cultura (museus, exposições, ateliers), onde contactem com a pintura, a escultura, a fotografia ou qualquer outra forma de arte, sensibilizando-as para a Arte como forma universal de expressão criativa.

Na educação pré-escolar, as actividades lúdicas (espontâneas e orientadas), incluídas nas práticas pedagógicas contribuem para o desenvolvimento global da criança.

Back to Top