Aprender a estudar – O papel do jardim de infância

Como diz o ditado: “É de pequenino que se torce o pepino” – e é também de pequenino que se criam os hábitos e o gosto pela aprendizagem. O programa de trabalho de O NOSSO COLÉGIO tem como uma das suas linhas de força criar nas crianças essa necessidade, levá-los a interessarem-se pela Ciência, pela Cultura, pela História, pelo seu país, pela Geografia, enfim pelo conhecimento.

esse programa foi estudado e desenvolvido para todo o colégio, aplicando-se desde a aprendizagem dos primeiros passos na sala “despertar” até à despedida quando na sala “Conquistadores” partem para o 1º Ciclo. Ele está também presente nas saídas ao CCB, ao CAMJAP, à GULBENKIAN, aos Museus, nas visitas à Cidade, aos teatros. Na representação cénica, na música, nos jogos individuais e em equipa, em todo um rol de actividades que têm como objectivo criar alicerces e estimular o estudo, tão necessário ao sucesso da criança, futuro estudante.

O nosso programa de estudo que, como é sabido, pode e deve ser treinado desde a pré-escolaridade; está subordinado à idéia “o despertar científico no jardim de infância”. desenvolvemos as estratégias e objectivos seguintes:

1- Respeitar e apoiar a curiosidade natural das crinças, motivando-as para aprender e entusiasmando-os pelo estudo. Evidenciar a importância da escrita.

2 – Contar histórias que levam a desenvolver o fascínio dos livros e da leitura. Ler histórias acompanhando-as de ambiente físico positivo, associando a leitura e os livros a momentos inesquecíveis.

3 – Permitir à criança que use o corpo à vontade sem medo de se sujar, sem críticas, para livremente desenvolver a expressão criativa e consequentemente o pensamento.

4 – A riqueza da linguagem escrita está subordinada à capacidade de lidar com a oralidade. Brincando com a linguagem alarga-se o vocabulário. O tetro é também facilitador do desenvolvimento da linguagem.

5 – Ensinando a criança a ser arrumada, a ter locais específicos para certas coisas, leva  a criança a ter um pensamento estruturado e organizado.

6 – A recontagem de histórias, de jogos, de identificação de sequências, jogos de memorização e intelectuais leva a incentivar  a descoberta do essencial e diferenciar o acessório. 

7 – treinar o ritmo, a sequência, a noção de príncipio e fim, criando noções de tempo.

8 – Através de jogos cada vez mais minuciosos, treinar a atenção e concentração.

9 – Incentivar a criança a corrigir-se e a superar-se levando-a a treinar a persistência.

10 – Desenvolver a auto-estima fazendo-se acreditar que com esforço e vontade vai atingir os seus objectivos.