Educação Global

No NOSSO COLÉGIO temos tido sempre crianças de muitas culturas que só por si constituem um fenómeno de intercâmbio cultural. Acresce que as nossas crianças, diariamento, têm contactos com muitos aspectos relacionados com outras culturas.

A questão da interculturalidade é da maior importância dados a facilidade de viajar e conviver com outros povos, os fenómenos de imigração e, porque não, da própria emigração, e da facilidade de comunicação (internet, televisão, etc.).

É por isso que a Educação global é também educação para a paz, e é educação contra o racismo, educação ambiental, educação para o desenvolvimento e educação para o respeito dos direitos humanos.

Os conceitos de Educação para a paz e desenvolvimento tornaram-se convergentes e são hoje abarcados pelo conceito de educação global.

A interdependência mundia significa que o mundo se tornou politica, económica e tecnologicamente interdependente. O reconhecimento desta interdependencia entre os povos reflecte-se na educação. Um dos objectivos da educação é a preparacção da criança para participar numa sociedade cada vez mais intercultural

Além dos problemas da interdependência social e da existência de problemas globais, a educação global justifica-se pedagogicamente pela necessidade de dar resposta às notícias e imagens de guerra e fome oferecidas pela comunicação social. É este o desafio que hoje se põe aos educadores.

A escola deve ser o local, para além da Família, onde se aprende a pensar e a interpretar a realidade, a discernir os Valores, a escolher o Caminho.