Educar é Amor, Partilha e Exemplo

Uma criança para existir precisa de um ESPAÇO. Para criar um espaço precisa de uma figura materna para que um corpo se confronte com o seu; para que nesse espaço se possa desenvolver o gesto.

Primeiro, pequenas lenga-lengas gestuais como 2põe pi-piu aqui o ovo2 onde as primeiras palavras acompanhadas pelo gesto funciona como organizador da linguagem, que é basicamente emoção e amor. Não basta comunicar pelo gesto e pela palavra. É necessário que a comunicação se faça num enquadramento de linguagem que é: sistema de referências, RELAÇÃO, espaço plástico gerido por cada um e por todos.

É a linguagem que preenche o ESPAÇO entre as pessoas: é no envolvimento da linguagem que se processa a comunicação.

A criança precisa de espaço para descobrir e se descobrir, para ver o espelho, no outro, nos outros, para que alguém lhe possa estender as mãos, para que ela receba mensagem da Cultura, para que possa adquirir sabedoria, para que possa ter um nome, e criar Obra que contribua para enriquecer o património cultural da comunidade.

A criança precisa de ter ESPAÇO para criar tempo. Tempo para brincar, tempo que seja todo o tempo inteiro. Para sentir, aprender, pensar… nas coisas sérias da vida… no brincar.

Para que possa ler no mundo que a rodeia, na natureza, nas pessoas e nas coisas, antes que seja tarde, antes que chegue o chamado “primeiro ciclo do ensino básico”. Não convém esquecer que a escola ensina, ou devia ensinar a comunicação no tempo e no espaço. a comunicação escrita é um instrumento de cultura e não a própria cultura.